domingo, 5 de julho de 2009

Da série antropomorfia – A melancia às avessas

Segundo um amigo meu, durante o regime militar os membros do Exército identificados com o Socialismo eram chamados, por seus superiores, de MELANCIA. A razão era simples: nacionalistas por fora, alimentavam uma paixão interna pelos "vermelhos".

Hoje, mais de vinte anos após a saída do último general da presidência da República, vivemos uma situação quase inversa. Em tempos de alteração genética, a melancia inverteu suas cores. A metáfora, apesar de não ser tão sofisticada quanto às do nosso presidente, serve para ilustrar os dias atuais.

Vermelha por fora, a trepadeira da espécie Polimorphus trambiqueirus é extremamente verde e amarga por dentro. Dentro de sua casca dura, quase impenetrável, a poupa - supostamente o melhor do fruto - conserva-se verde e imatura durante todo o ciclo de vida da cucurbitácea. Orgulhosos, os cientistas responsáveis pela experiência afirmam que o vermelho encarnado da casca é extremamente atraente aos consumidores, diferenciando-se de tudo o que havia existido até então em matéria de melancia. Com a palavra, o biólogo russo JOSEPH S. DIRCEUKOVSK: - Nossa melancia representa uma revolução e não tem nada a ver com aquelas velhas melancias esverdeadas do passado. Cultuamos o novo. O belo está na novidade!

O que Dirceukovsk não explicou é que a Polimorphus é muito sensível às intempéries e que se corrompe com muita facilidade e rapidez. Diante deste fato, podemos tirar uma das poucas conclusões inequívocas para o ano de 2006: agora em outubro teremos uma eleição HORTIFRÚTICA. De um lado o CHUCHU, coincidentemente uma trepadeira também pertencente à família das cucurbitáceas Do outro, um espécime da Polimorphus trambiqueirus, que, apesar da propalada inovação positiva, não tem sido muito entre os consumidores mais exigentes. bem-aceita

É uma questão de tempo: nos próximos quatro anos continuarão a aparecer, inevitavelmente, as abobrinhas, os abacaxis e os pepinos. Enquanto isso, nós, o povo, continuaremos com a nossa batata assando e recebendo bananas dos donos da quitanda.

PS: Escrito com a letra "X", XUXU significa que ou quem é mau ou endiabrado; que ou quem não é limpo. Será este um critério relevante para escolhermos a melancia?

(Texto redigido em 16 de outubro de 2006 para as eleições presidenciais.)

Nenhum comentário: